Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes sobre aquecimento solar

Nossos Diferenciais!

Como funciona o Aquecedor Solar?

A radiação solar é absorvida pelo coletor solar ao longo do dia em forma de calor e será transferida para a água que está nos tubos de cobre do próprio coletor, sendo então armazenada no reservatório térmico. Este reservatório térmico armazena e conserva a água aquecida para um consumo posterior.

soft_reservatorio

Com a instalação de um aquecedor solar de água Tempersol, estima-se uma redução de 50 % de energia elétrica utilizada. Alem disso proporciona conforto, tranqüilidade e segurança de, por exemplo, tomar um banho com a temperatura que desejar.

Como funciona em dias chuvosos?

Para estes dias você deverá utilizar o sistema elétrico auxiliar existente no reservatório térmico que irá complementar o aquecimento necessário na água, uma vez que normalmente a água já estará pré aquecida pelo sol.

Geada pode danificar os coletores solares?

Quando você coloca uma garrafa cheia de água dentro do freezer, ela estoura, isso porque a água expande quando fica congelada. O mesmo pode acontecer com os tubos de cobre do coletor solar durante a ocorrência de geada. É mais comum nas regiões sul e sudeste do pais. Para reduzir este risco, o Aquecedor Solar deve ser instalado com a válvula anticongelamento que neste caso, pode ser fornecida com o sistema.

Posso usar água quente a vontade?

Não. O Aquecedor Solar tem uma capacidade limitada de água quente, que foi previamente dimensionada no ato da compra para atender ao usuário confortavelmente. No entanto, se uma pessoa exagerar no uso, as outras que irão utilizar o sistema posteriormente poderá ficar sem água quente suficiente.

Qual a garantia?

A garantia é fornecida pelo fabricante do equipamento. A vida útil do aquecedor solar pode durar mais de 20 anos, os fabricantes normalmente dão 5 anos de garantia por defeito de fabricação, ficando portanto, a responsabilidade da mão-de-obra por conta do técnico instalador.

DICAS PARA SOLUÇÕES DE PROBLEMAS

Quando a temperatura da água não está quente o suficiente, certifique:
a) Se o aquecedor foi instalado dentro das normas.
b) Se existe ar na tubulação. Neste caso, providenciar a retirada do ar.
c) Se a caixa d’água está cheia.
d) Se o registro do consumo de água quente está aberto.
e) Em dias chuvosos ou sem insolação, verifique se o apoio elétrico está desligado ou se a resistência não está queimada.
f) Em caso de possuir ducha higiênica, verifique se os registros encontram- se fechados.
g) Se o consumo de água está acima da quantidade dimensionada.
h) Se as placas estão limpas e os vidros inteiros.
i) Verifique se nos coletores existe sombras de árvores ou prédios visinhos.

Quando a água quente demora a chegar nos pontos de consumo:

a) Tubulaçôes com diâmetros super dimensionados.
b) Excesso de cotovelos e conexões na rede secundária.
c) Trechos longos na prumada secundána.
d) Tubulações de cobre sem isolamento.

Nota: em caso da resistência (apoio elétrico) acionar constantemente, verificar a troca do termostato, pois deve estar queimado.

ATENDIMENTO DIFERENCIADO


Profissionais capacitados e com vasta experiência no dimensionamento, projeto e instalação de sistemas de aquecimento de pequeno, médio ou grande porte.

REFERÊNCIA DE QUALIDADE


Com mais de 30 anos no mercado, produzimos nossos equipamentos de acordo com os novos padrões no mercado, contribuindo com o conforto e economia.