Aquecedor Solar para Residências

O chuveiro elétrico pode representar até 40% do total do seu consumo de energia elétrica. Com o sistema de aquecimento solar, é possível você reduzir em até 75% do valor da sua conta de luz.

Essa redução no valor da conta de luz ocorre porque o sistema é formado por um conjunto de coletores solares, que absorvem a radiação solar ao longo do dia e, em forma de calor, é transferida para a água presente nos tubos de cobre do próprio coletor solar. E com isso, a água quente é direcionada para o reservatório térmico (Boiler) para então ser utilizada no chuveiro.

Os recursos mais comuns utilizados nas residências são a energia elétrica ou os sistemas a gás. E pode ser facilmente substituído  pelo aquecimento solar e utilizado para aquecer a água do chuveiro, das torneiras e banheira.
Além disso, para a instalação do sistema de aquecimento solar residencial utiliza-se pouco espaço do seu imóvel.

aquecedor solar para residências


Aquecedor solar para residências

Como Funciona o Aquecedor Solar para Chuveiro? 

O início do processo de aquecimento ocorre quando a água fria da caixa d’água entra no reservatório térmico (Boiler) e então é direcionada para os coletores solares. Nos coletores a energia solar é captada. Essa energia é convertida em calor, aquecendo a água presente nos coletores. Assim que a água é aquecida, ela volta para o Boiler, onde será armazenada até que o seu consumo seja feito:

sistema de aquecimento solar residencial


Sistema de aquecimento solar residencial

Conforme a água quente é consumida, a água mais fria é fornecida ao Boiler, para que não falte água quente e o processo de aquecimento continue. Se ocorrer uma demanda maior de água quente do que a disponível, um sistema auxiliar deverá ser acionado para ajudar no sistema de aquecimento.

Para garantir a eficiência do aquecimento solar, é necessário que os coletores solares estejam bem posicionado em relação ao Sol, é recomendável que sejam instalados para a posição norte do telhado. O dimensionamento do sistema deve ser apropriado para o seu imóvel.

Além das vantagens citadas, o aquecedor solar para residências exige pouca manutenção, sendo necessária apenas uma lavagem periódica dos vidros dos coletores solares para garantir o seu bom funcionamento. A periodicidade desta manutenção se dá de acordo com o nível de poluição e poeira do local onde o equipamento foi instalado.

Existem dois sistemas de aquecimento: os de circulação natura e circulação forçada. A circulação forçada consiste no bombeamento da água pelo sistema, isto é, uma bomba é instalada com o objetivo de controlar o fluxo de água entre os coletores solares e o reservatório.  Para isso acontecer, é inserido um controlador de temperatura com a finalidade de acionar a bomba.

Já a circulação natural ou conhecido também como termossifão, consiste na variação da temperatura. Levando em consideração que a água quente possui menor densidade que a água fria, quando a água é aquecida, ela sobe naturalmente para o reservatório térmico, sem a necessidade de uma bomba.

sistemas de circulação aquecedor solar


sistemas de circulação aquecedor solar

Hoje cada vez mais o mercado imobiliário vem valorizando imóveis que já possuem o sistema de aquecimento solar ou que já foram construídos e preparados para recebê-lo, o que aumenta o seu valor de mercado. Isso acontece também, porque algumas legislações municipais preveem a redução dos impostos para quem possui esse tipo de sistema no seu imóvel. Ter um imóvel com aquecimento solar é um diferencial. Além disso, os compradores têm se preocupado mais em reduzir os custos da energia elétrica através dos aquecedores solares, pois além de utilizar uma energia gratuita, limpa e inesgotável.

Investir em um sistema aquecimento solar é um ótimo negócio, porque a energia do Sol está disponível todos os dias e com isso você passa a captá-la com o equipamento adequado para o seu imóvel. Esse é um processo de geração de energia totalmente sustentável e apresenta um custo de manutenção muito baixo.

Vale lembrar, que a ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas) tem uma norma específica para instalação e projeto de sistema que aquecimento solar: NR 15569:2008. Essa norma faz com que o projeto seja dimensionada de maneira correta, evitando problemas e prejuízos posteriormente.

Outro fator também importante de ser verificado antes na instalação do aquecedor é se já existem canos para água quente. Isso é necessário, devido o aquecimento da tubulação (concentrador de calor) por meio da energia solar. Caso no seu imóvel não tenha esse tipo de cano será necessário contratar um encanador para fazer essa instalação.

Hoje todos os componentes de sistema de aquecimento solar contam com um selo do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (INMETRO). Esse selo é importante para você avaliar a resistência dos tubos, reservatórios e coletores Solares. O registro do INMETRO é uma garantia de qualidade e isso evita que você tenha algum problema posterior com os componentes.

Todos os componentes de sistema de aquecimento solar da Tempersol são de alta tecnologia e todos contêm o selo do INMETRO. Temos uma equipe é formada por profissionais qualificados, que utilizam técnicas diferenciadas de instalações, evitando obras e alterações estruturais nos seu imóvel.

Solicite seu Orçamento no nosso Formulário. A nossa equipe estará à disposição para responder suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado para as suas necessidades!

Formulário de Orçamento

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone com DDD (obrigatório)

Cidade (obrigatório)

Estado (obrigatório)

Solicitação de Orçamento

Descreva os produtos que deseja orçamento