Como funciona o Aquecedor Solar

Os aquecedores solares são equipamentos utilizados para aquecer a água através da energia solar. O calor do sol aquece a água que passa por meio dos tubos, chamados de serpentinas, que estão dentro dos coletores solares

A água já aquecida pode ser utilizada em duchas, torneiras, banheiras, entre outros. Já no caso das piscinas, existe uma bomba de circulação que impulsiona a água até os coletores solares, para que seja aquecida e retorne à piscina.

Com o sistema de aquecimento solar, é possível você reduzir em até 75% do valor da sua conta de luz.

aquecedor_como_funciona


Como funciona o sistema de aquecedor solar

Os aquecedores solares são basicamente compostos por coletores solares e o reservatório térmico, também conhecido como Boiler.

O início do processo de aquecimento ocorre quando a água fria da caixa d’água entra no reservatório térmico (Boiler) e então é direcionada para os coletores solares.

Nos coletores solares, local onde a energia solar é captada, essa energia é convertida em calor, aquecendo a água presente nos coletores. Assim que a água é aquecida, ela volta para o Boiler, onde será armazenada até que o seu consumo seja feito.

Conforme a água quente é consumida, a água mais fria é fornecida ao Boiler, para que não falte água quente e o processo de aquecimento continue. Se ocorrer uma demanda maior de água quente do que a disponível, um sistema auxiliar deverá ser acionado para ajudar no sistema de aquecimento.

aquecedor solar de água

Já no caso do aquecimento solar para piscinas, o sistema consiste no bombeamento da água da piscina para os coletores solares, através da radiação solar absorvida pelos coletores ocorrerá o aquecimento da água. A água quente que sairá dos coletores irá para a piscina. Esse ciclo ocorre até a água da piscina atingir a temperatura esperada no controlador de temperatura do quadro de comando.

Esse é basicamente um resumo de como funciona o aquecedor solar tanto para residências e piscinas.

aquecedor solar para piscina

Nos dias de frio e nublado, o sistema de aquecimento solar continua funcionando, afinal, o sol está sempre presente, independente se está ou não encoberto pelas nuvens. Isso porque os raios solares, mesmo sob essas condições, conseguem atravessar as barreiras e chegar até os coletores solares.

As principais vantagens desse sistema são: eficiência, resistência e durabilidade. A sua eficiência apresenta um índice de absorção de energia solar entre 94 e 96%. Os vidros utilizados possuem alta resistência a impactos. A resistência dos componentes do equipamento é tamanha, que resisti até mesmo à chuva de granizo.

Nos dias de hoje, cada vez mais o mercado imobiliário vem valorizando imóveis que já possuem o sistema de aquecimento solar ou que já foram construídos e preparados para recebê-lo, o que aumenta o seu valor de mercado. Isso acontece também, porque algumas legislações municipais preveem a redução dos impostos para quem possui esse tipo de sistema no seu imóvel. Ter um imóvel com aquecimento solar é um diferencial. Além disso, os compradores têm se preocupado mais em reduzir os custos da energia elétrica através dos aquecedores solares, pois além de utilizar uma energia gratuita, limpa e inesgotável. Por isso é importante saber como funciona o aquecedor solar.

Investir em um sistema aquecimento solar é um ótimo negócio, porque a energia do Sol está disponível todos os dias e com isso você passa a captá-la com o equipamento adequado para o seu imóvel. Esse é um processo de geração de energia totalmente sustentável e apresenta um custo de manutenção muito baixo.

Vale lembrar, que a ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas) tem uma norma específica para instalação e projeto de sistema que aquecimento solar: NR 15569:2008. Essa norma faz com que o projeto seja dimensionada de maneira correta, evitando problemas e prejuízos posteriormente.

Outro fator também importante de ser verificado antes na instalação do aquecedor é se já existem canos para água quente. Isso é necessário, devido o aquecimento da tubulação (concentrador de calor) por meio da energia solar. Caso no seu imóvel não tenha esse tipo de cano será necessário contratar um encanador para fazer essa instalação.

Atualmente, todos os componentes de sistema de aquecimento solar contam com um selo do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (INMETRO). Esse selo é importante para você avaliar a resistência dos tubos, reservatórios e coletores Solares. O registro do INMETRO é uma garantia de qualidade e isso evita que você tenha algum problema posterior com os componentes.

Todos os componentes de sistema de aquecimento solar da TEMPERSOL são de alta tecnologia e todos contêm o selo do INMETRO. Temos uma equipe formada por profissionais qualificados, que utilizam técnicas diferenciadas de instalações, evitando obras e alterações estruturais no seu imóvel.

Solicite seu Orçamento no nosso Formulário. A nossa equipe estará à disposição para responder suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado para as suas necessidades!
 

Formulário de Orçamento

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone com DDD (obrigatório)

Cidade (obrigatório)

Estado (obrigatório)

Solicitação de Orçamento

Descreva os produtos que deseja orçamento